sexta-feira, 27 de junho de 2014

A GUARDA MUNICIPAL E A MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO EM CRISTALINA.


PALESTRAS NAS ESCOLAS

BLITZ  EDUCATIVA

FISCALIZAÇÃO
O CTB, entre muitas inovações, introduziu o conceito da municipalização do trânsito, ou seja, a integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Dessa forma, os Municípios adquirem a responsabilidade sobre o trânsito da cidade, através da criação de Órgãos Executivos Municipais de Trânsito, em nossa cidade fica sob-responsabilidade da SMTCRIS (Super intendência Municipal de Trânsito de Cristalina).
As prefeituras tornam-se responsáveis pelo planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. Assumem as questões relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização, atendendo de forma direta as necessidades da comunidade. Por menor que seja a cidade, o trânsito deve ter uma atenção especial para garantir o direito a circulação segura dos pedestres, ciclistas, automóveis, etc. O trânsito não é feito só de motocicletas, automóveis ou caminhões. Neste sentido a Guarda Municipal de Cristalina trabalhando integradamente com a SMTCRIS, tem intensificado os trabalhos de sinalização, educação e fiscalização de trânsito em nossa cidade. Estão sendo realizadas periodicamente blitz educativas para orientar os condutores e pedestres, palestras educativas nas escolas sobre comportamento no trânsito e a fiscalização por parte dos agentes de trânsito do corpo da Guarda Municipal.
Para que todos colaborem para um trânsito mais seguro e humanizado, para que os condutores não sejam penalizados por infrações que na maioria das vezes são cometidas por falta de atenção a sinalização e as leis de trânsito a Guarda Municipal orienta:
- ESTACIONAR EM VAGA PRIVATIVA (IDOSO OU PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS), se você tem direito a estas vagas em estacionamento, procure a SMTCRIS e providência sua carteirinha, pois caso necessite usar estas vagas não correrá o risco de ser autuado por algum agente de trânsito, isso pode ocorrer se seu veículo não estiver devidamente identificado. Se você não faz jus a este tipo de vaga não estacione mesmo que seja por um minutinho só, pois um minutinho para quem realmente precisa pode ser “uma eternidade” e você será penalizado por esta conduta.
- NÃO ESTACIONE SEU VEÍCULO em fila dupla, sobre faixa de pedestres, nas esquinas, sobre calçadas ou canteiros centrais, entradas de garagem ou acesso de cadeirante (guia rebaixada), na contramão de direção, etc., estas condutas prejudicam a mobilidade tanto de condutores como de pedestres, podendo ocasionar em acidentes, além disso, você poderá ter seu veículo autuado e ainda corre o risco de ter seu veículo guinchado.
- NÃO TRANSPORTE crianças na frente ou fora da cadeirinha- acento de segurança. Não transporte animais nas janelas ou entre pernas do condutor, você poderá ser penalizado por esta conduta.
- UTILIZE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA, tanto o condutor como o passageiro ele salvará sua vida em caso de acidente.
- PROVIDENCIE A REGULARIZAÇÃO da documentação de seu veículo caso esteja em débito e evite ter seu veículo apreendido, muitas vezes ferramenta de trabalho para muitos condutores.
- RESPEITE A SINALIZAÇÃO, pois ela existe para garantir a sua segurança evitando acidentes.
Lembre-se, mesmo que você não nos veja estamos sempre atentos, nosso objetivo não é penaliza-lo, mas garantir um direito que é seu também. Caso sentir-se injustiçado ao cometer alguma infração e ser penalizado você poderá procurar a JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) junto ao SMTCRIS, munido de provas que abonem sua conduta se for o caso, para fazer sua defesa.
OBS: Em uma próxima oportunidade traremos novas dicas e informações. Fone: GM-(61)3612-4295. SMTCRIS- (61)3612-1024
GUARDA MUNICIPAL DE CRISTALINA, PROTEGENDO Os BENS, SERVIÇOS E INSTALAÇÕES MUNICIPAIS ASSIM COMO AS PESSOAS QUE AS UTILIZAM!
EDIÇÃO GM BORGES

Nenhum comentário:

Postar um comentário