sábado, 2 de março de 2013

Fiscalização de mototaxistas e motofretistas começa dia 1º

Após duas reuniões com representantes de motofrete, mototaxistas e Centros de Formação de Condutores (CFCs)  responsáveis pelo curso de capacitação, os órgãos autuadores de trânsito em Goiás estabeleceram um calendário de fiscalização das novas regras instituídas para as categorias. A fiscalização educativa (sem multa) está ocorrendo desde o dia 2 de fevereiro, mas a partir de 1º de março terá início a autuação, no que se refere aos equipamentos de segurança. Ou seja, os motociclistas profissionais que foram flagrados sem capacete e colete com faixas refletivas, antena corta-pipa e protetor de motor serão multados. Quem descumprir as regras poderá ser multado em até R$ 191,54 e ter o veículo apreendido, dependendo da infração cometida.
Os órgãos autuadores decidiram dar prazo de 90 dias para as categorias se adequarem em relação ao curso de capacitação. A medida foi necessária porque dos aproximadamente 40 mil motociclistas profissionais que atuam no Estado, menos de 10 mil passaram pelo curso, instituído pela Resolução 410/2012 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Durante reunião, realizada na última sexta-feira (22), no Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), os Centro de Formação de Condutores afirmaram que nesse prazo terão condições de atender a demanda. Diante disso, a partir de 1º de junho, os motociclistas e motofretistas que não tiverem realizado o cursos e não usarem a Placa Vermelha (categoria aluguel) serão autuados.
A fiscalização dos motofretistas que transportam água e gás de cozinha obedecerão aos mesmos prazos do mototáxi. No entanto, o segmento alega que não tem condições de adquirir o sidecar como determina o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Como o Detran-GO não pode tomar decisões que sobreponham à legislação federal, irá intermediar as negociações do segmento com o órgão nacional. Uma audiência em Brasília deve ser agendada para a próxima semana.

FONTE:  http://www.detran.goias.gov.br
Goiânia, 28 de fevereiro de 2013.
Gerência de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário