segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

COMISSÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE CRISTALINA PREPARA EDITAL PARA CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL.



Agentes da Guarda Municipal de Cristalina Goiás, reuniram-se no último sábado dia 26 de Janeiro para tratar de assuntos pertinentes ao trabalho da GMC. Na reunião foram tratados assuntos como buscar a valorização da categoria, condições de trabalho, a falta de conhecimento das autoridades administrativas quanto às atribuições da Guarda Municipal no âmbito da Segurança Pública, o "papel" do Município no que tange Segurança Pública, o que se espera de Uma Guarda Municipal, entre outros assuntos um dos mais importantes foi a criação de uma Comissão de Trabalhos que irá deliberar sobre a criação da ASSOCIAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE CRISTALINA/GO. 
Entenda a importância da Guarda Municipal em um Município:
1-Apoiar os agentes municipais a fazer cessar, quando no exercício do poder de polícia administrativa, as atividades que violarem as normas de saúde, sossego, higiene, funcionalidade, estética, moralidade e outras de interesse da coletividade.
2-Praticar segurança em eventos.
3-Praticar segurança de Autoridades Municipais.
4-Prestar pronto-socorrismo.
5-Garantir a proteção aos serviços de transporte coletivo e terminais viários.
6-Apoiar as ações preventivas-educativas; Prevenção a violência, uso de drogas, ECA,trânsito,etc.
7-Proteger funcionários públicos no exercício de sua função.
8-Exercer a segurança sobre os próprios municipais, principalmente parques, jardins, escolas, hospitais, teatros, museus, bibliotecas, cemitérios, mercados , feiras livres e todo o patrimônio histórico, no sentido de:
  • a) protegê-los dos crimes contra o patrimônio
  • b) orientar e proteger o público
  • c) prevenir a ocorrência, interna e externamente de qualquer infração penal
  • d) controlar o trânsito de veículos
  • e) prevenir sinistros, atos de vandalismo e danos ao patrimônio
  • f) prestar assistências diversas  
9-Colaborar com as ações preventivas de segurança pública.
10-Exercitar sua função ostensiva, por meio de condutas, tais como:
  • a) Prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito, nos exatos termos dos artigos 301 a 303 do Código de Processo Penal, fundado no inciso LXI, do artigo 5º da Constituiçao Federal.
  • b) Agir em legitima defesa de direito seu, ou de outrem, principalmente em defesa dos direitos assegurados pela Constituição Federal, ressaltando-se os direitos á vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e a propriedade, todos introduzidos no caput do art. 5º da Constituição Federal de 1988.

         GMC/GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário